Conheça os principais portos do Brasil

Nesse artigo você conhecerá um pouco mais sobre os principais e maiores portos distribuídos em todo o território nacional

 Conheça os principais portos do Brasil

Com um litoral que apresenta 7.491 quilômetros de extensão, o Brasil abriga centenas de portos, que são áreas à beira de mares e também de rios ou lagos destinadas à atracação de barcos e navios para carregamento e descarregamento de carga e para o estoque temporário de mercadorias.

Os portos tem grande importância para a realização do comércio exterior, sendo ferramentas importantes, inclusive, para a movimentação da economia brasileira, uma vez que por eles passam todos os dias toneladas de produtos e matérias-primas que abastecem o comércio, a indústrias e outros setores importantes.

Nesse artigo você conhecerá um pouco mais sobre os principais e maiores portos distribuídos em todo o território nacional e que possibilitam a chegada e a saída de mercadorias de todos os lugares do mundo.

 

Porto de Santos

O Porto de Santos (SP) é o maior complexo portuário da América Latina e responde pela movimentação de cerca de 30% das trocas comerciais brasileiras. Administrado pela Santos Port Authority (SPA), vinculada ao Ministério da Infraestrutura, o complexo está localizado a apenas 70 quilômetros da região mais industrializada do Hemisfério Sul e também do maior mercado consumidor e produtor da América Latina, a Grande São Paulo, onde vivem mais de 20 milhões de pessoas.

O complexo portuário santista conecta-se à sua área de influência primária, que abrange os estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, que concentram mais de 60% do PIB nacional, por meio de ampla rede de rodovias, ferrovias e hidrovias que integram a principal cadeia logística do país.


Porto de Paranaguá (PR)

O Porto de Paranaguá, segundo informações divulgadas em seu próprio site, está localizado no estado do Paraná, na cidade de Paranaguá, sendo o maior porto exportador de produtos agrícolas do Brasil, com destaque para a soja em grão e o farelo de soja, e também p maior porto graneleiro da América Latina.

O complexo é considerado o terceiro maior porto de contêineres do Brasil, perdendo só para Itajaí e Santos. Entre os principais produtos exportados a partir de suas instalações estão grãos, fertilizantes, contêineres, líquidos, automóveis, madeira, papel, sal, açúcar, entre outros. A maioria dos navios que lá atracam são oriundos de outros países são provenientes dos Estados Unidos, China, Japão e Coreia do Sul.


Porto Itapoá

O Porto Itapoá, em Santa Catarina, iniciou suas operações em junho de 2011, sendo considerado um dos terminais mais ágeis e eficientes da América Latina e um dos maiores e mais importantes do País na movimentação de cargas conteinerizadas, de acordo com os dados divulgados no site do complexo portuário.

De administração privada, possui uma estrutura capaz de movimentar 1,2 milhão de TEUs por ano e está rumo a fase final de sua expansão que possibilitará a movimentação de 2 milhões de TEUs anualmente.

Localizado no litoral norte de Santa Catarina, o Porto Itapoá está posicionado entre as regiões mais produtivas do Brasil, contemplando importadores e exportadores dos mais diversos segmentos empresariais.


Portonave

Localizada na cidade de Navegantes, em Santa Catarina, a Portonave iniciou suas operações em outubro de 2007, como o primeiro terminal privado de contêineres do país. A empresa atua no escoamento da produção das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil e de outros países da América do Sul e no recebimento de cargas de todo o mundo.

Reconhecida internacionalmente pela qualidade na prestação de serviços e pela alta produtividade, a Companhia destaca em seu site que emprega diretamente mais de 1,1 mil colaboradores e que tem como premissa o compromisso com a excelência e promoção do desenvolvimento sustentável.

Um de seus importantes diferenciais está uma câmara frigorífica – a Iceport – totalmente automatizada, com seis transelevadores, e capacidade estática de 16 mil posições pallets.


Porto de Suape

O Complexo Industrial Portuário de Suape é um dos maiores projetos de desenvolvimento da economia do País, segundo informações do próprio complexo portuário. O empreendimento oferece oportunidades em diversos setores, atraindo investimentos e gerando renda para os trabalhadores que ajudam a construir uma nova história para Pernambuco.

Distante apenas 40 quilômetros do Recife, Suape é interligado a mais de 160 portos em todos os continentes e se apresenta como o porto público mais estratégico do Nordeste, tendo em vista que 90% do PIB (Produto Interno Bruto) da região encontra-se em um raio de 800 quilômetros do porto.


Porto de Itajaí

Porto de Itajaí é um complexo portuário brasileiro localizado no município de Itajaí, no estado de Santa Catarina. É o principal porto da região, sendo o segundo maior do país em movimentação de contêineres, atuando como porto de exportação, escoando quase toda a produção do Estado.

Os principais produtos exportados são madeira, pisos cerâmicos, máquinas, açúcar, papel e fumo, e os principais produtos importados são trigo, produtos químicos, motores, têxteis, papel e pisos cerâmicos.

É administrado pela Superintendência do Porto de Itajaí, autarquia municipal da prefeitura de Itajaí. Sua área de influência é formada pelos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo.


Porto de Rio de Janeiro

O Porto do Rio de Janeiro, localizado na cidade do Rio de Janeiro, atende o próprio estado, além de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e sudoeste de Goiás, entre outros.

É um dos mais movimentados do país quanto ao valor das mercadorias e à tonelagem. Minério de ferro, manganês, carvão, trigo, gás e petróleo são os principais produtos escoados.

Administrado pela Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), conta com 6.740 metros de cais contínuo e um píer de 883 metros de perímetro.


Porto de Rio Grande

O Porto de Rio Grande é um porto localizado na margem direita do canal do Norte, no município de Rio Grande, no estado do Rio Grande do Sul.

O complexo pertence à União, mas sua administração e exploração foi concedida, em 1997, ao Estado do Rio Grande do Sul, que o faz por meio da Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul (SUPRG), autarquia estadual vinculada a sua Secretaria de Logística e Transportes, que, desde 2017, além deste porto, administra todo o sistema hidroportuário gaúcho

No ano de 2009, o Porto movimentou cerca de 150 milhões de toneladas, o equivalente a 3% de toda a movimentação nacional, fazendo, deste porto, o terceiro principal porto do Brasil na época.


Di Prado Transportes

A Di Prado Transportes, localizada em Santos, oferece toda a estrutura e serviços necessários para o transporte de sua carga até os principais portos do Brasil e também para retirar suas mercadorias importadas de outros países.

Especializada nos serviços de transportes rodoviários de cargas (contêineres e excedentes), nossa empresa oferece condições vantajosas para transportar su carga de maneira ágil e organizada.

Conheça nossa logística diferenciada! Acesse nosso site e faça contato com nossos representantes.

Soluções Web | Desenvolvido por: Agência Web E Cavalheri