Armazenamento e estocagem: você sabe qual a diferença desses dois processos logísticos?

No artigo abaixo você entenderá mais sobre o conceito desses dois processos, porque eles são importantes na logística.

 Armazenamento e estocagem: você sabe qual a diferença desses dois processos logísticos?

Você sabe qual é o conceito de armazenamento e estocagem? Muitas pessoas confundem essas duas atividades que integram o processo logístico, acreditando que se tratam da mesma coisa, mas na verdade são ações distintas, ainda que apontem para o mesmo alvo: o controle dos produtos que serão comercializados.

O armazenamento nada mais é que o ato de armazenar as mercadorias e os produtos que são constantemente movimentados para atender a diferentes demandas. Já a estocagem é o ato de criar um estoque.

No artigo abaixo você entenderá mais sobre o conceito desses dois processos, porque eles são importantes na logística e como desenvolvê-los sem confusões na sua empresa.

 

O que armazenamento?

Como já adiantamos acima, no armazenamento, o setor de logística armazena as mercadorias e os produtos que serão movimentados com frequência, ou seja, que serão levados para transporte e entrega em pouco tempo.

Vale destacar outra característica que define a armazenagem: ela se dá quando é feita a guarda de produtos já finalizados,  prontos para consumo.

O armazenamento, que é realizado dentro dos armazéns, visa atender as diferentes demandas do mercado, por isso deve ser um processo rápido e flexível.

Outra característica importante é que a armazenagem estabelece um fluxo de mercadorias entre pontos diferentes, como distribuidores e comércio varejista ou atacadista, ou seja, ela permite que os produtos sejam guardados durante determinado período antes de atender o consumidor final.

 

 

O que é estocagem?

A estocagem é definida, de modo geral, como o ato de guardar matérias primas utilizadas para a produção de uma mercadoria, por exemplo, mas o fato é que é possível considerar também a estocagem de produtos semiacabados ou já prontos para distribuição e consumo.

A estocagem e a armazenamento são processos muito semelhantes, mas é possível diferenciá-los. A armazenagem, ao contrário do estoque, prevê a guarda de todos os estoques da empresa, que precisa contar com uma estrutura física, seja própria ou terceirizada,  para receber as mercadorias ou produtos, ou seja, galpão ou depósito devidamente equipado com divisórias, paletes, prateleiras, empilhadeiras, além de um sistema de controle computadores, impressoras, entre outros itens.

 

Conheça  as estratégias para o desenvolvimento do armazenamento e da estocagem


Enquanto o estoque impacta diretamente no fluxo de caixa e nas estratégias de vendas, a armazenagem está ligada ao setor logístico e aos centros de distribuição. Por isso o desenvolvimento dessas atividades se dá de maneira distinta.

No caso do estoque, ao planejá-lo, gestor precisa levar em conta fatores como:

·        Quais mercadorias vendem mais ao longo do ano?

·        Quais matérias-primas são mais utilizadas no processo produtivo?

·        Quais itens são insubstituíveis que não podem faltar?

É preciso destacar também que um estoque não deve conter mercadorias paradas, já que esse cenário retrata prejuízo para a empresa, por isso a necessidade de conhecer a produção, planejar as ações e escolher os itens de maneira inteligente.

Já na hora de planejar a armazenagem, é preciso levar em conta sistemas para controlar o fluxo de mercadoria, documentar os produtos e agilizar as movimentações. Isso porque o desenvolvimento dessa atividade, juntamente com o processo logístico completo, tem um impacto direto na produção, na disponibilidade de produtos e nos prazos de entrega.

Pontos importantes da armazenagem
Conheça alguns dos aspectos mais importantes sobre a armazenagem para que ela seja feita de maneira eficiente e organizada.

Uso de mão de obra e equipamentos
Com o uso de equipamento e de mão de obra devidamente capacitado será possível desenvolver uma armazenagem completa e otimizada, reduzindo qualquer ociosidade e prejuízo.

Registro e controle
Dentro do armazém, é preciso fazer o registro e o controle de todas as entradas e saídas de mercadorias. A partir dessas práticas simples e necessárias, é possível evitar desperdícios, erros e, consequentemente, garantir mais lucratividade.

Embalagem e distribuição correta
O sistema de armazenagem também organiza e providencia a devida embalagem e distribuição dos itens. Com esse trabalho, as mercadorias serão sempre entregue sem avarias e dentro do prazo.

 

Di Pardo

Com um bom sistema de armazenagem e um estoque organizado e funcional, sua empresa sem dúvida alcançará maior produtividade e agilidade nas entregas e para que as mesmas sejam feitas com total segurança e eficiência, conte com a Di Pardo Transportes.

Localizada em Santos, a Di Pardo, especializada nos serviços de transportes rodoviários de cargas (contêineres e excedentes), oferece condições vantajosas para transportar suas peças de maneira eficiente, profissional, organizada e sem risco de atrasos e prejuízos. 

Conheça nosso sistema de logística! Acesse nosso site e faça contato com nossos representantes.

 

 

 

 

Soluções Web | Desenvolvido por: Agência Web E Cavalheri