Benchmarking na logística: o que é e quais as suas vantagens?

Entenda mais sobre o Benchmarking no artigo abaixo

 Benchmarking na logística: o que é e quais as suas vantagens?

Aprimorar os processos logísticos para torná-los mais eficientes deve ser um trabalho constante em uma empresa que deseja se manter competitiva no mercado que atua.

Dentro desse cenário, o Benchmarking é uma ferramenta de comparação importante e que deve ser adotada para alcançar a excelência nas operações logísticas.

Entenda mais sobre o Benchmarking no artigo abaixo e como ele pode garantir mais eficiência, otimização das etapas e maior lucro para o seu negócio.

  

O que é o Benchmarking?

Cada vez mais os empresários estão adotando o Benchmarking, que é uma estratégia onde se promove uma análise dos processos de gestão de uma empresa, a partir da comparação com os métodos utilizados pelos concorrentes. Dessa forma é possível mensurar se o seu processo logístico é realmente eficiente ou se ele precisa ser ajustado para que se torne mais organizado, profissional e rentável.

De modo geral, trata-se de uma comparação entre as atividades, especialmente dos concorrentes que obtém a maior fatia do mercado e por isso são referência no setor.

Vale destacar que o Benchmarking não defende cópia de estratégicas dos concorrentes, mas sim uma análise dos melhores métodos de trabalho existentes no mercado para que se defina uma estratégia própria de melhoria e evolução das atividades.

 

Como aplicar o Benchmarking na sua empresa?


Para realizar um Benchmarking das operações logísticas é preciso ir além de somente observar os concorrentes. A empresa deve seguir uma estrutura de organização que consiste em:

 

Análise do ambiente interno


O primeiro passo é a criação de uma equipe responsável pelo Benchmarking. O grupo deverá coletar os dados internos da empresa relacionados ao setor de logística.

Com as informações em mãos, ele fará análises e comparativos para levantar quais etapas estão sendo realizadas de maneira satisfatória e eficiente, quais precisam de mudanças para que se tornem mais produtivas, quais precisam ser aprimorados e quais são os gargalos que devem ser superados.

É importante também que se faça um mapeamento dos pontos críticos para que os mesmos possam ser trabalhados. A próxima etapa é a definição de metas que se deseja alcançar e de que forma os problemas constatados podem ser resolvidos.

 

Coleta de dados do ambiente externo


Nesse momento a equipe de Benchmarking deve fazer as análises dos principais concorrentes. Ela deve, inclusive, definir um método para o levantamento e análise desses dados. A partir disso, são realizadas as avaliações.

 

Análise dos dados coletados


Quando todo o processo de coleta de dados internos e externos for finalizado, é o momento de analisar as informações que foram obtidas.

Essa fase é extremamente importante já que o objetivo não é simplesmente copiar as ações e atividades consideradas positivas das empresas concorrentes.

É preciso analisar qual é a viabilidade de adotar determinado método de trabalho, por exemplo, se o mesmo pode ser adaptado para a realidade da sua empresa para que traga os melhores resultados possíveis.

Outro ponto importante é conhecer as tecnologias e os sistemas adotados pelas outras instituições e observar se sua empresa está devidamente automatizada. Se a resposta for não, é preciso avaliar a possibilidade de investir mais em inovação, por exemplo, e se as soluções e sistemas utilizados até o momento precisam ser renovados.

 

Plano de ação


Por fim, a conclusão de todo o trabalho realizado até aqui é a criação de um plano de ação referente às mudanças necessárias e como elas podem ser implementadas. A equipe de Benchmarking deve levar em conta os custos, o tempo, mão de obra e riscos envolvidos.

Feito isso, é hora de colocar o plano em prática e monitorar os resultados, avaliando sempre a necessidade de novos ajustes.

 

Quais são os benefícios da aplicação do Benchmarking das operações logísticas?


A realização de um Benchmarking das operações logísticas pode garantir muitos benefícios para uma empresa. Veja os principais deles:

·        Adoção das melhores práticas do mercado, o que garantirá a sua empresa a chance de se tornar referência no setor;

·        Criação de uma cultura de melhorias contínuas;

·        Redução dos erros, de custos e de desperdícios;

·        Aumento da produtividade;

·        Aumento da satisfação dos clientes.

 

Di Pardo

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