Aprimorar os processos logísticos para torná-los mais eficientes deve ser um trabalho constante em uma empresa que deseja se manter competitiva no mercado que atua.
Dentro desse cenário, o Benchmarking é uma ferramenta de comparação importante e que deve ser adotada para alcançar a excelência nas operações logísticas.
Entenda mais sobre o Benchmarking no artigo abaixo e como ele pode garantir mais eficiência, otimização das etapas e maior lucro para o seu negócio.
O que é o Benchmarking?
Cada vez mais os empresários estão adotando o Benchmarking, que é uma estratégia onde se promove uma análise dos processos de gestão de uma empresa, a partir da comparação com os métodos utilizados pelos concorrentes. Dessa forma é possível mensurar se o seu processo logístico é realmente eficiente ou se ele precisa ser ajustado para que se torne mais organizado, profissional e rentável.
De modo geral, trata-se de uma comparação entre as atividades, especialmente dos concorrentes que obtém a maior fatia do mercado e por isso são referência no setor.
Vale destacar que o Benchmarking não defende cópia de estratégicas dos concorrentes, mas sim uma análise dos melhores métodos de trabalho existentes no mercado para que se defina uma estratégia própria de melhoria e evolução das atividades.
Como aplicar o Benchmarking na sua empresa?
Para realizar um Benchmarking das operações logísticas é preciso ir além de somente observar os concorrentes. A empresa deve seguir uma estrutura de organização que consiste em:
Análise do ambiente interno
O primeiro passo é a criação de uma equipe responsável pelo Benchmarking. O grupo deverá coletar os dados internos da empresa relacionados ao setor de logística.
Com as informações em mãos, ele fará análises e comparativos para levantar quais etapas estão sendo realizadas de maneira satisfatória e eficiente, quais precisam de mudanças para que se tornem mais produtivas, quais precisam ser aprimorados e quais são os gargalos que devem ser superados.
É importante também que se faça um mapeamento dos pontos críticos para que os mesmos possam ser trabalhados. A próxima etapa é a definição de metas que se deseja alcançar e de que forma os problemas constatados podem ser resolvidos.
Coleta de dados do ambiente externo
Nesse momento a equipe de Benchmarking deve fazer as análises dos principais concorrentes. Ela deve, inclusive, definir um método para o levantamento e análise desses dados. A partir disso, são realizadas as avaliações.
Análise dos dados coletados
Quando todo o processo de coleta de dados internos e externos for finalizado, é o momento de analisar as informações que foram obtidas.
Essa fase é extremamente importante já que o objetivo não é simplesmente copiar as ações e atividades consideradas positivas das empresas concorrentes.
É preciso analisar qual é a viabilidade de adotar determinado método de trabalho, por exemplo, se o mesmo pode ser adaptado para a realidade da sua empresa para que traga os melhores resultados possíveis.
Outro ponto importante é conhecer as tecnologias e os sistemas adotados pelas outras instituições e observar se sua empresa está devidamente automatizada. Se a resposta for não, é preciso avaliar a possibilidade de investir mais em inovação, por exemplo, e se as soluções e sistemas utilizados até o momento precisam ser renovados.
Plano de ação
Por fim, a conclusão de todo o trabalho realizado até aqui é a criação de um plano de ação referente às mudanças necessárias e como elas podem ser implementadas. A equipe de Benchmarking deve levar em conta os custos, o tempo, mão de obra e riscos envolvidos.
Feito isso, é hora de colocar o plano em prática e monitorar os resultados, avaliando sempre a necessidade de novos ajustes.
Quais são os benefícios da aplicação do Benchmarking das operações logísticas?
A realização de um Benchmarking das operações logísticas pode garantir muitos benefícios para uma empresa. Veja os principais deles:
· Adoção das melhores práticas do mercado, o que garantirá a sua empresa a chance de se tornar referência no setor;
· Criação de uma cultura de melhorias contínuas;
· Redução dos erros, de custos e de desperdícios;
· Aumento da produtividade;
· Aumento da satisfação dos clientes.
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