Centro de Distribuição terceirizado: saiba como funciona, suas vantagens e benefícios

Qual a sua importância e as vantagens para o bom o andamento dos seus negócios.

 Centro de Distribuição terceirizado: saiba como funciona, suas vantagens e benefícios

Que o processo de logística é importantíssimo para uma empresa, isso você já sabe. A importância da retirada, do transporte e da entrega de uma carga já foi apresentada em muitos artigos do nosso blog. Agora chegou a hora de entender também a diferença que um centro de distribuição logístico terceirizado pode fazer para o sucesso do seu negócio.

Se ter uma localização privilegiada, próxima de estradas que garantem escoamento rápido da produção, não é o ponto forte da sua empresa, não é preciso se desesperar. Ter um centro de distribuição terceirizado em local estratégico fará com que seu negócio esteja próximo dos clientes e atenda o mercado com a rapidez necessária. Isso sem falar nas reduções de custos que você terá com transporte e entregas.

 

Nesse artigo vamos falar mais sobre o centro de distribuição terceirizado, medida muitas corporações com atuação nacional já adotaram, qual a sua importância e as vantagens para o bom o andamento dos seus negócios.

 

O que é centro de distribuição?

O centro de distribuição é um espaço onde a carga é recebida,  armazenada, fracionada e distribuída conforme as vendas. Quando esse serviço é terceirizado, a empresa contratada fica responsável por fazer todas essas etapas, incluindo o controle, organização e despacho dos estoques dentro do devido prazo para o destino final.

 

Veja as principais funções do centro de distribuição:

 

·        Recebimento de mercadorias;

·        Conferência de mercadorias;

·        Movimentação de cargas para armazenagem ou despacho;

·        Armazenagem de mercadorias e materiais;

·        Separação de pedidos;

·        Embalagem de produtos;

·        Expedição de mercadorias;

Transporte de cargas.

 

Vantagens do centro de distribuição terceirizado

 

A localização estratégica é apenas uma das vantagens quando se conta com um centro de distribuição terceirizado. Veja outros benefícios importantes:

 
Redução de custos

Quando se pensa em pequenas e médias empresas que não possuem capital nem experiência para arcar com um centro próprio, a redução de custos pode ser considerada uma das principais vantagens de se adotar a terceirização do centro de distribuição.

Ao terceirizar esse serviço, o empresário contará com um espaço onde existem profissionais qualificados e especializados nessa área de atuação, garantindo que sua empresa atue com a capacidade efetiva de entregas, já que a eficiência na armazenagem é um dos pontos fortes desse tipo de serviço. Isso sem contar a redução de gastos com folhas de pagamento.

Outro fator a ser considerado é a redução de riscos e preocupações com controle e movimentação de estoque, garantindo mais eficiência e agilidade nos processos logísticos.

 
Maior eficiência diante de um alto fluxo de mercadorias
 
 
Mesmo com um fluxo alto de mercadorias, um centro de distribuição tem todas as ferramentas e o espaço adequado para atuar com mais eficácia. O espaço está preparado para receber grandes quantidades de carga, organizá-las e fazer sua distribuição de maneira rápida e eficiente.

 

Centralização dos estoques
 

Algumas empresas preferem manter seus estoques dentro da própria planta com o objetivo de atender prontamente o pedido de seus clientes, mas essa decisão normalmente gera um custo muito alto, já que requer um investimento significativo em espaço físico, estrutura, equipamentos e equipe.

Como o centro de distribuição terceirizado está capacitado para receber diferentes cargas de diversos clientes, o espaço consegue organizar vários estoques ao mesmo tempo a um custo menor de operação, além de oferecer serviços especializados e diferenciados, com profissionais capacitados, estrutura de sistemas e equipamentos para atender diferentes setores com a mesma qualidade.

 

Controle maior em épocas de sazonalidade


Os estoques sazonais, ou seja, aqueles que apresentam maior saída conforme o período do ano e as datas comemorativas, devem ser muito bem planejados, já que precisam atender adequadamente à demanda do mercado no momento em que a saída é maior.

 

O fator crucial é que é que a mercadoria não falte no ponto de venda, caso contrário o prejuízo será certo.

 

No centro de distribuição terceirizado, além da mercadoria estar mais perto do cliente, o planejamento da entrega é controlado mais de perto, com um monitoramento profissional e estruturado da entrada e a saída dos produtos, bem como os prazos de entrega.

Rapidez nas entregas
Com centros de distribuição terceirizados em pontos estratégicos, sua empresa alcançará maior agilidade no despacho de suas mercadorias. Esses espaços, por sua vez, conhecem a região de atuação e por isso conseguem fazer um melhor planejamento de rotas e tempo de transporte, levando em conta as especificidades de cada localidade.

 

Di Prado Transportes

Se você pensa em contar com os serviços de um centro de distribuição terceirizado, a Di Pardo pode levar sua mercadoria até lá. Temos um sistema de logística diferenciado para que o transporte de produtos seja executado com total eficiência e segurança.

Especializada nos serviços de transportes rodoviários de cargas (contêineres e excedentes), nossa empresa oferece condições vantajosas para transportar sua mercadoria de maneira ágil, profissional e organizada. 

Conheça nossa logística diferenciada! Acesse nosso site e faça contato com nossos representantes.

 

 

 

Soluções Web | Desenvolvido por: Agência Web E Cavalheri