O que é e quais as principais tarifas alfandegárias que você precisa conhecer

Você conhece as tarifas alfandegárias que incidem sobre as operações da sua empresa?

 O que é e quais as principais tarifas alfandegárias que você precisa conhecer

O que é e quais as principais tarifas alfandegárias que você precisa conhecer
As tarifas alfandegárias devem ser entendidas como impostos, contribuições e taxas voltadas para as atividades econômicas. A legislação brasileira tem uma carga pesada de tarifas a serem recolhidas e você precisa conhecê-las.

Veja neste artigo como são calculadas as tarifas alfandegárias e quais as principais que estão em vigor envolvendo as atividades econômicas do país.

 

Como são calculadas as tarifas alfandegárias


As tarifas alfandegárias são impostos cobrados em atividades industriais, comerciais e de serviços realizadas por inúmeras empresas no país. Por isso, a base de cálculo dessas tarifas leva em conta diferentes fatores, que podem ser apontados como sendo:

  •  Custos;
  •  Despesas;
  •  Fretes;
  •  Seguros;
  • Preços dos produtos;
  • Taxas cambiais;
  • Taxas administrativas;
  • Custos de armazenagem.

Para realização do cálculo é preciso ter em vista como o tributo é cobrado e qual a sua forma de recolhimento. Além disso, no que se refere às importações tem o aspecto da valoração aduaneira.

Ou seja, é a forma que é estabelecido o elemento base para o cálculo dos impostos de importação, que também pode ser denominado de Valor CIF. Além disso, para o valor aduaneiro existem 6 formas de cálculo disponíveis, que são:

Valor da transação da mercadoria importada;
Valor da mercadoria idêntica;
Valor da mercadoria similar;
Valor das revenda da mercadoria importada;
Valor computado da mercadoria;
Valor arbitrado por critérios razoáveis.


Desse modo, as principais tarifas alfandegárias são:

 

Imposto de Exportação


Este é um tributo federal que incide sobre as mercadorias produzidas no país ou nacionalizadas e que serão comercializadas no mercado externo. O objetivo de estabelecer este imposto é o de regular e fiscalizar o movimento das exportações.

 

Imposto de Importação


Esse também é um tributo federal e que incide sobre mercadorias estrangeiras e bagagens que entram no país. Para o recolhimento desse tributo é considerado o câmbio do dia em que a transação é feita.

Além disso, das tarifas alfandegárias é a que mais incide os impostos devido estar representando a saída de moeda do país.

 

Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)


Já este tributo pertence à esfera estadual,  sendo cobrado pela movimentação de mercadorias de diferentes setores, que são:

  •        Cosméticos;
  •        Eletrodomésticos;
  •        Alimentos;
  •        Serviços de Transporte Intermunicipal e Interestadual;
  •        Serviços de Comunicação.

Contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/PASEP)
Essas contribuições têm por finalidade financiar os benefícios sociais a trabalhadores da iniciativa privada e funcionários públicos, tais como:

  •        Seguro desemprego;
  •        Abonos e outros.

 

Imposto sobre Produtos Industrializados ( IPI)


É um imposto da esfera federal, que tem a sua incidência sobre os produtos industrializados fabricados  no país. Além disso, esse imposto tem a função de arrecadação, regulamentação do mercado e estímulo às políticas públicas.

Além disso, o IPI concede o privilégio aos produtos de primeira necessidade bem como estabelece a oneração para os produtos supérfluos.

 

Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins)


Este também é um tributo federal, que incide sobre a receita bruta das empresas. Desse modo, tem por objetivo gerar recursos para financiar a Seguridade Social. Assim como deve ser identificado nos documentos fiscais das empresas.

 

Imposto sobre Operações Financeiras (IOF)


Esse é mais um imposto federal, que é devido por pessoas físicas e jurídicas que realizam uma movimentação financeira de qualquer natureza, tais como operações de:

  •        Crédito;
  •        Seguro;
  •        Valores mobiliários;
  •        Câmbios;
  •        Títulos.

Além disso, esse imposto serve como indicador do volume de movimentações financeiras realizadas no país.

 

Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM)


Esse imposto é calculado sobre o valor do frete  que as empresas nacionais e estrangeiras de navegação cobram pelas operações em portos brasileiros. Desse modo, tem por base o manifesto de carga e o conhecimento de embarque.

 

Di Pardo


A temática das tarifas alfandegárias é um assunto que interessa para todo negócio e, por isso, apresentamos aqui os principais impostos que a sua empresa precisa conhecer. Além disso, saiba que pode contar com os serviços diferenciados da Di Pardo Transportes.

 

Localizada em Santos, a Di Pardo, especializada nos serviços de transportes rodoviários de cargas (contêineres e excedentes), oferece condições vantajosas para transportar suas peças de maneira eficiente, profissional, organizada e sem risco de atrasos e prejuízos.

Venha conhecer nosso sistema de logística e entre em contato com nossos representantes.

 

 

 

 

Soluções Web | Desenvolvido por: Agência Web E Cavalheri