Um processo de logística, quando realizado de maneira eficiente e profissional, garante bons resultados para uma empresa ou indústria, além da satisfação do cliente, que receberá sua mercadoria no prazo, sem atrasos e avaria.
Dentro desse cenário, dois processos chamam a atenção: o picking e o packing. Você sabe o que eles significam? O primeiro trata sobre a separação das mercadorias no armazém ou centro de distribuição e o segundo sobre a embalagem dos produtos.
Nesse artigos você entenderá um pouco mais sobre essas duas operações e sua importância dentro do setor logístico.
Picking
O Picking, assim como o packing, são processo simples, mas fundamentais para melhorar qualquer operação logística, já que sem eles todo processo acaba sendo comprometido, tornando-se menos eficiente.
A preparação do produto, conhecido como picking, nada mais é que a separação da mercadoria no estoque, antes da mesma ser encaminhada para um cliente ou outro depósito. Ele, determina, inclusive, o prazo para a execução do ciclo de um pedido, ou seja, o processo completo desde o momento da compra até o recebimento do produto.
De modo geral, o picking prevê:
· Planejamento prévio;
· Percursos e deslocamento;
· Planejamento prévio;
· Coleta ou extração da mercadoria;
· Verificação e preparação do pedido para sua expedição.
Muitas empresas e centros logísticos de distribuição terceirizados têm optado por automatizar cada vez mais o trabalho de separação, que pode se feito de diferentes maneiras. Veja algumas delas:
É possível fazer isso de diversas maneiras, algumas delas são:
Picking discreto: quando toda a operação é totalmente executada por um único colaborador, sendo que cada pedido é separado e preparado por vez;
Picking por zona: nesse formato o processo é dividido por zonas e cada colaborador atende um único SKU (Unidade de Manutenção de Estoque);
Picking por lote: lote é composto por vários SKUs e cada colaborador atende um desses lotes com SKUs diferentes
Packing
O packing é o processo de embalagem do produto. Apesar de parecer uma etapa irrelevante, ela é extremamente importante para que a mercadoria chegue até o cliente em perfeito estado, sem avarias, evitando prejuízos e também uma má reputação por parte da empresa fornecedora.
O trabalho de embalar um produto deve ser desenvolvido de acordo com as suas especificações, ou seja, é preciso utilizar a embalagem correta para cada tipo de produto.
Veja abaixo as principais tarefas que compõem o packing:
Seleção do tipo de embalagem e empacotamento: Nessa etapa leva-se em conta o tamanho, número de produtos e suas características específicas. É importante também pensar na resistência da caixa, bem como material de enchimento adequado para evitar avarias e garantir o transporte e a entrega sem contratempos.
Verificação final em relação ao modelo, quantidade, peso e cubicagem: Essa é uma etapa fundamental para que se cumpra o prazo de entrega, já que detecta previamente algum eventual erro no picking.
Etiquetagem para sua expedição: Nesse momento é colada no exterior da caixa de papelão a etiqueta que contém o número de referência do pedido, o endereço de envio, além do código de barras que, ao ser escaneado, permite fazer o rastreamento do produto.
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