Você sabe quais veículos fazem o transporte de carga no Brasil? Trata-se de um mercado grande com diferentes opções de caminhões e automóveis com capacidade para transportar produtos.
O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) é responsável por regulamentar o peso máximo permitido por eixo, ou conjunto de eixos, e ainda os limites de comprimento e peso total dos veículos de carga.
Para saber que tipo de veículo melhor atende sua necessidade e acomoda a sua mercadoria, é importante conhecer as especificações e indicações de cada modelo. Acompanhe abaixo todas as informações sobre o assunto.
Normas e regras da ANTT
Segundo norma da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), todos os veículos de carga que executem transporte rodoviário de carga mediante remuneração (veículos de categoria “aluguel” – placa de fundo vermelho e letras brancas), com capacidade de carga útil igual ou superior a 500 quilos devem estar registrados no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga (RNTRC).
Tipos de veículos de carga e suas capacidades
Veículo Urbano de Carga (VUC)
Modelo muito utilizado para rodar nas zonas centrais das cidades, onde existem restrições de circulação, o Veículo Urbano de Carga (VUC) possui dois eixos simples, largura máxima de 2,20 m e comprimento máximo de 7,20 m.
O modelo é responsável por distribuir a carga onde os caminhões não podem chegar em função das regras existentes no centro de cada cidade.
Esses veículos devem apresentar emissão de poluentes limitada, peso máximo de 1.200 quilos e tipo de habilitação B.
Caminhões
São considerados caminhões os veículos de carga com comprimento inferior ou igual a 14 metros. são classificados como Leves quando apresentam capacidade de carga de 3,5 a 7,99 toneladas, e como Simples, de 8 a 29 toneladas.
Saiba quais são os principais tipos de caminhões:
Toco ou Caminhão Semipesado
Esse tipo de veículo apresenta dois eixos na carroceria, sendo um frontal e outro traseiro. A capacidade de carga é de 6 toneladas. O comprimento máximo é de 14 metros e seu peso bruto (veículo + carga) chega a 16 toneladas.
O caminhão tipo toco é bastante usado como baú para mudanças, transporte de carga seca, cargas gerais e empregado como caminhão caçamba de areia, pedra e terra.
Truck ou Caminhão Pesado
Possui um eixo dianteiro simples e um conjunto de dois eixos traseiros. Sua capacidade de peso bruto total é de 19,5 toneladas, ou em ambos os eixos duplos, de 23 toneladas.
Os caminhões pesados e trucks são os mais comuns nas estradas e os principais responsáveis pela logística no país. Para guia-los é preciso ter habilitação tipo C e E.
Bi-truck
O modelo bi-truck apresenta dois eixos dianteiros simples e dois eixos traseiros mistos ou duplos. Seu peso bruto total fica entre 25,5 e 29 toneladas.
A grande vantagem desses caminhões é que eles são capazes de distribuir melhor o peso sobre as rodas e, consequentemente, sobre as estradas, ou seja, transportam maior quantidade de carga e com maior eficiência.
O motorista do bi-truck deve ter habilitação tipo C e E.
Caminhão Trator
Chamado também de “Cavalo Mecânico”, o caminhão trator é formado pela cabine, o motor e o conjunto de tração, podendo ter dois eixos, um simples dianteiro e um duplo traseiro, três eixos (truckado), sendo dois traseiros, ou quatro, na forma de um bi-truck.
Nesse modelo a carga é acoplada por meio de semirreboques ou reboques. O peso máximo bruto é de 33 toneladas.
Carreta com dois eixos
A carreta com dois eixos, ou seja, formado por um caminhão Trator de dois eixos e um semirreboque de dois eixos também, apresenta um peso bruto total de até 36 toneladas e um comprimento máximo de 18,6 metros.
Carreta com três eixos (treminhão)
Neste veículo, o semirreboque possui três eixos, simples ou duplos. Seu peso bruto total pode chegar a 53 toneladas.
Os treminhões são mais utilizados em centros produtores de cana-de-açúcar e etanol, pois apresentam maior capacidade de carga e a versatilidade que esse tipo de mercado demanda dos caminhões.
Outros modelos
Veículos como o Bitrem, composto por sete eixos, o Bitrenzão, de nove eixos, entre outros, se diferenciam pela quantiade de eixos e o espaçamento entre eles. Vale destacar que quando o número de eixos excede o permitido para transporte é necessária uma Autorização Especial de Trânsito (AET).
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