Transporte DTA: O que é? Quais as duas vantagens e desvantagens

Nesse artigo você entenderá um pouco mais sobre a Declaração de Trânsito Aduaneiro, quais suas vantagens e desvantagens e porque ela pode ser uma boa opção para o seu negócio.

 Transporte DTA: O que é? Quais as duas vantagens e desvantagens

Muitos importadores brasileiros optam por liberar suas mercadorias por meio do regime de Declaração de Trânsito Aduaneiro (DTA). Mas você sabe o que é exatamente esse documento? De que forma esse regime é importante dentro do processo logístico?

A DTA permite a realização de um despacho em trânsito aduaneiro. Nesse modelo, o importador tem a possibilidade de transportar mercadorias sob o controle da aduana dentro do território nacional.

Nesse artigo você entenderá um pouco mais sobre a Declaração de Trânsito Aduaneiro, quais suas vantagens e desvantagens e porque ela pode ser uma boa opção para o seu negócio.

 

O que é DTA?

A Declaração de Trânsito Aduaneiro é um documento existente dentro do comércio exterior que permite o trânsito de cargas ainda sob o controle da aduana, ou seja, ele autoriza que a mercadoria seja retirada da zona primária, que pode ser um porto ou aeroporto, por exemplo, e transferida para uma zona secundária, chamada de Porto Seco (terminal alfandegário)

A DTA é permitida somente nos casos em que as cargas são amparadas pelo conhecimento de transporte internacional. Ela, inclusive é indicada para dois casos especiais:

- Quando as cargas estão sujeitas à emissão de uma fatura comercial;

- Quando as cargas não estão sujeitas à emissão de fatura comercial, como os itens relacionados na  IN SRF nº 248, de 2002, quando eles estão acobertados por um conhecimento de transporte internacional.

 
Seguro

No transporte DTA, a responsabilidade do seguro aduaneiro é repassada para a transportadora que fará a transferência da mercadoria da zona primária até a secundária.


Isso porque o seguro garantia, que consiste em uma proteção do governo contra o risco de não pagamento de impostos de cargas ingressadas no país e que venham a ser extraviadas, são pagos à Receita somente quando se dá o desembaraço da carga no EADI.

Como existe o risco de haver um sinistro durante o trajeto e o importador não ter condições de pagar os impostos devidos, o seguro aduaneiro precisa ser assumido pela transportadora, sendo uma forma de garantir o prejuízo não recaia sobre o governo.

Para fazer essa garantia é possível optar pelo:

- Seguro Aduaneiro (apólice de seguradora)

- Fiança Idônea (através do patrimônio próprio dos sócios ou da empresa);

- Depósito bancário na conta da Receita Federal.

 

Vantagens da DTA

Muitos importadores utilizam a DTA por entenderem que os custos de armazenagem, o tempo de liberação e a burocracia nas Estações Aduaneira do Interior (EADIs) são menores em comparação com os portos.

Essas vantagens se devem ao grande volume de cargas liberadas diretamente nos portos, o que acaba gerando tarifas mais altas, excesso de trabalho (o que prejudica a agilidade de despachantes, fiscais e outras partes envolvidas nesse processo).

Veja essas e outras vantagens do DTA:

- Liberação da carga, depois de transferida, acontece de maneira mais rápida e menos burocrática,

- Nas zonas secundárias, os custos de armazenagem são reduzidos;

- Suspensão de alguns tributos;

- Segurança no manuseio e armazenagem da carga.


Desvantagens do DTA

Como é preciso transferir, o desembaraço por levar mais tempo, podendo aumentar o prazo em até 3 dias.

O tempo de trânsito da carga da zona primária até a secundária também deve ser levado em consideração.


O credenciamento da transportadora nesse sistema é mais trabalhoso, já que são exigidos documentos originais e cópias autenticadas à Receita Federal.

Também são preenchidos diversos anexos para inclusão no SISCOMEX, que é o sistema da alfândega onde precisam constar todos os participantes do processo de transporte do porto até o EADI, entre eles estão transportadora, caminhão, motorista e seguro garantia.


Cuidados a serem tomadas na elaboração da DTA?

O preenchimento da Declaração de Trânsito Aduaneiro precisa ser feito com todo cuidado possível de modo que seja reduzido qualquer risco de invalidação e que a empresa não sofra algum tipo de penalidade.

É preciso ficar atento a certos pontos, entre ele estão:

- Valores informados;

- Descrição dos bens;

- Prazos;

- Rotas;

- Número do contêiner;

- Peso e volume da carga (no caso de carga solta).


Di Pardo

Se sua empresa vai adotar o transporte DTA, a Di Pardo é a transportadora certa que dará todo o suporte necessário para que o transporte se dê com toda agilidade, responsabilidade e eficiência.

Localizada em Santos, a Di Pardo, especializada nos serviços de transportes rodoviários de cargas (contêineres e excedentes), oferece condições vantajosas para transportar sua peças de maneira eficiente, profissional, organizada e sem risco de atrasos e prejuízos.

Conheça nosso sistema de logística! Acesse nosso site e faça contato com nossos representantes.

Soluções Web | Desenvolvido por: Agência Web E Cavalheri